terça-feira, 28 de junho de 2011

fotos de Domingo


E para entrada nada melhor que uma verdinha gelada e uns camarões que aqui são bem baratos!


O "auto" da família!


A refeição, tanto almoço como jantar, foi assim, bem composta!


O farol de Batticaloa


As pessoas passam de uma margem para a outra assim... Preferem passar assim do que dar a volta, para falar a verdade também faria o mesmo, porque para dar a volta pela estrada tinham que andar tipo 3/4 km!


A praia no Domingo à tarde!


1 das famílias que me "acolheu": família da Melanie!

Domingo - Dia da família

Eu sou do tempo (até parece que sou um velho!) que no Domingo juntava-se a família e ia-se comer fora!

Este ano quando voltei a Macau relembrei alguns desses restaurantes, alguns ainda existiam, outros foram transformados em quartéis do exercito chinês, outros simplesmente fecharam.

Este tópico surgiu porque decidi mudar os meus domingos, estou farto de comer sozinho todos os dias, por um lado é bom porque não temos que esperar por ninguém, comes e vens embora mas quando são 3 meses assim já canso um pouco... Companhia mesmo só em Trinco e quando está lá o padre!

O que decidi fazer então? Eu como sou um gajo até tímido (a sério que sou!) resolvi deixar isso de lado e fiz-me de convidado para os meus colegas da fundação, lancei para o ar que agora todos os domingos ia almoçar a casa de 1 deles, no principio era a brincar mas não é que pegou?

De um momento para o outro, os meus domingos ficaram mais animados!!!

Na semana passada fui almoçar a casa do Jude, esta semana almocei em casa da Melanie e ainda tive direito a jantar na casa da Princi, um 2 em 1! Foi um 2 em 1 porque na comunidade onde moram havia festa de St. António, nada a ver com os santos populares de Lisboa, e juntaram as famílias todas.

Almoçar em casa deles é sínonimo de muita comida e bebida o que sabe sempre muito bem!

Uma coisa que estou a tentar mudar nesta cultura (eu sei que não devemos mudar nada) mas que me faz confusão: quando há convidados mete-se uma mesa com muita comida e só um prato à frente que é para o convidado, primeiro come ele e só depois a restante família. Como não concordo muito com isso disse que se fosse para comer sozinho ficava em casa, no almoço juntou-se o marido da Melanie e ao jantar a filha mais nova da Princi que é minha aluna, se estivesse algum homem em casa naquele momento seria o homem, só chegaram depois e ficaram espantados por vê-la na mesa comigo e eu expliquei a razão.

E como domingo que é domingo e quando se está em família há sempre o passeio =) Desta vez estreei-me nas andanças do "auto", mais conhecido pelo Tuc Tuc em outras paragens, fomos até ao farol e à praia, parece que é regra por aqui, pessoal gosta de ir à praia mas só numa de estar sentado, nada de apanhar sol!

Depois do jantar com a família da Princi, pais, sogros, filhos, primos todos juntos, voltei a casa da Melanie já que o marido ia dar boleia para casa e fiquei mais 1 horinha na conversa com os homens na varanda e a beber "Arac" com sprite, ajudou a digestão =)

E foi assim o domingo, para a semana se não for para Colombo, irei ter outro dia, agora em casa da Boss =)

beijos e abraços

ps - as fotos seguem no próximo post!


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Caminho de Santiago

Não, não estou a fazer o caminho de Santiago pelo Sri Lanka =)

Hoje partem alguns amigos muito especiais para fazer o caminho português de Santiago e eu queria dizer que vou estar a acompanhar-vos bem de perto, irei estar a ler o caderno preparado e sabem que longe ou perto estamos juntos!

O caminho de Santiago já é uma coisa que quero fazer há algum tempo, talvez começou quando li Paulo Coelho pela 1ª vez, ainda nestas férias em casa falei disso com o meu tio, agora eles ao partirem fez-me pensar que será das 1ª coisas a fazer quando voltar... 

Não sei se já viram o filme "The way", filme que conta a história de um americano que faz o caminho por motivos pessoais e surgem na caminhada outras personagens. Um filme muito bom e que nos faz ver a grandeza do caminho e também dos motivos que levam as pessoas a percorrer este caminho.

Se vou com algum motivo? Não sei... Tenho vários!

A caminhada do grupo chama-se "Sidharta", inspirado numa viagem que 3 fizeram pelo país que tanto amam, Moçambique e decidiram desta vez levar mais uns quantos com eles.

O tema é apropriado ao momento: Vocação. Todos nós, um dia, questionamos isso ou não? Se isto que estamos a fazer se é a nossa vocação, que deveriam seguir outro caminho para chegar à nossa vocação, entre outros dilemas.

Eu ainda estou a descobrir a minha vocação, sei o que quero fazer, sei que tudo depende de mim, vamos ver o que o futuro nos reserva!

Fica aqui a dica para verem o filme!

Tentarei escrever mais nos próximos dias, tenho estado um pouco ausente por estes lados por vários motivos, um deles é uma dor terrível de dentes que já provocou um abcesso e que segunda feira, o mais tardar, será removido... 

Estão a imaginar um dentista no Sri Lanka? Se fosse em Colombo ainda esperava uma clinica tipo Portugal mas onde vou, apenas tem 1 cadeira, uma máquina que vais trocando as brocas, um balde para cuspires e uma luz... Medo?

Gostei foi do preço, hoje tive lá para ele ver-me, apenas viu que tinha uma infecção e que o melhor era tratarmos primeiro do abcesso e só depois tirar o dente. Paguei 500 rupias, perto de 3 euros e vim para casa com os medicamentos todos, desde SOS, antibioticos, anti-flamatorios e outra coisa qualquer.

Vamos ver como será o resto...

domingo, 19 de junho de 2011

E depois de mais 10 dias em Trinco de regresso a Batticaloa

Olá amigos!

Hoje ficam as fotos, amanhã ver se escrevo um pouco por estes lados a contar os dias em Trincomalee, pode ser?

 Rendi-me às motas! Pelo menos a estas que é só acelerar!

Praia de Dutch Bar 

 Um Deus qualquer em Trincomalee

 Templo Hindu de Trincomalee

Deus Ravana, gosto do bigode!

A pasta de dentes também é vegetariana!

 Memorial das vitimas do Tsunami

 Hot Spots/Waves: água quente e o pessoal a curtir! São 7 tanques, daí a grandeza do nº!

Campo de futebol de Dutch Bar

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Algumas fotos

Aula em Akkaraipattu

Sábado à tarde: dia de futebol, aqui é só ver com pena minha! 

Chama-se happa e é uma espécie de panqueca mas com picante  

 Isto é uma coisa muito boa, é omolete com 1 ervas, não me lembro do nome

 Lá fui eu aos correios mandar 1 carta ao meu padrinho, não demora assim tanto tempo.
Quem quiser receber 1 carta daqui, nem que seja para ver os selos, que mande a morada!

 A outra escolinha apoiada pela SLPBF e AMI

 No encontro da escolinha com as mães

 Aqui reza-se em 3 línguas: Tamil, Cingalês e Inglês

 A caminho da comunidade, por momentos pensei que estava em África

Uma casa da comunidade, não faz lembrar?

Hoje vão só fotos, da próxima escrevo mais qualquer coisa.

4ª parto de novo para Trincomalee para mais 10 dias.

Abraços e beijos

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nova turma - Akkaraipattu

Estou em dívida com os meus seguidores do blog, não sei quantos são no total mas sei que aqui vêm, quase, todos os dias.

A vida por Batticaloa continua a mesma, o meu dia à dia continua o mesmo, acordar cedo, manhã com 1 hora de pratica de viola, já sei musicas infantis brasileiras, agora estou a aprender o ritmo, um bocado dificil mas com pratica vou lá, pôr a escrita em dia, preparar aulas, ler noticias dos meus mundos, ver alguns blog e é hora de almoçar. De tarde vejo mais umas coisas que tenho que fazer, lá de vez em quando saio para ir à cidade e final do dia aulas até as 21, jantar e se não tiver sono vejo 1 filme, se tiver sono, durmo.

Nos últimos dias houve mudanças e ainda bem =)

Fui ver a outra escolinha que a Fundação apoia, fica numa comunidade a 30 minutos do centro, não me recordo do nome nem tenho aqui o caderno onde apontei, fica para a proxima. Esta comunidade foi criada de raiz pós-tsunami, as pessoas que ficaram sem casa foram deslocadas para lá e foram dadas casas novas, as ruas estão alcatroadas, pelo menos dentro da comunidade, as escolas são novas, enfim, parece um simcity versão Sri Lanka.

A escolinha está  num bonito edifício que foi cedido por 1 ong "world concern" e está sendo apoiada pela AMI em cooperação da SLPBF.

São cerca de 15 estudantes e temos, tal como na outra, todos os "credos": católicos, hindus e muçulmanos. Aqui nesta zona não há budistas.

Tive lá no encontro mensal com os pais das crianças que é como quem diz, com as mães que os pais nunca aparecem nessas coisas, em Portugal é quase o mesmo, é raro ver 1 Pai ser o encarregado de educação. Eu por acaso até tive o meu pai como encarregado de educação 1 ano nos Açores mas logo na 1ª reunião ele atrofiou com os atrasos dos restantes pais que não voltou mais...

Depois do almoço lá nos pusemos à estrada rumo ao distrito de Ampara, mais propriamente a comunidade de Akkaraipattu. Viajaram comigo os meus companheiros de sempre, o driver e o Jude e desta vez acompanhou-me um Papa que é agora também o meu tradutor. Chama-se Titus Hendrick, está na casa dos 70-80 anos, fala muito bem inglês e português antigo e ajuda-me com as aulas.

Esta comunidade fica a hora e meia de Batti e quando cheguei lá já tinha a sala cheia, sala como quem diz, varanda de uma casa que eu até prefiro.

Tenho cerca de 35 alunos, 4/5 rapazes e o resto tudo mulheres. A razão de haver tantas mulheres e tão poucos homens é que a hora em que dou aulas, das 16-18 é horário de trabalho e os homens estão a trabalham.

Ao contrário das outras turmas todas, aqui falam muito pouco inglês daí a presença do Papa Hendrick que foi um grande professor pois tudo que eu dizia, até as piadas, traduzia tudo e tem mesmo jeito para aquilo!

E como não falam inglês também não sabem o alfabeto o que vai dificultar muito as coisas ou talvez não, aqui apostarei muito mais na oralidade do que na escrita, pior será nos testes mas isso mais para a frente é que me irei preocupar! Escrevo à mesma para as pessoas mais novas e que sabem e o resto é o repetir, eu falo, eles repetem, eu falo, eles repetem e é mesmo bom porque vejo a alegria deles em falar outra língua, a língua das suas origens, e quando alguém diz de maneira diferente da minha parte-se tudo a rir, eu também!

Só há uma pessoa na turma que fala português antigo que é a pessoa mais velha da turma, Mamã Unita Barthelot, tem 67 anos, todos os outros sabem 1 ou outra palavra, nada mais.

Tenho que falar de uma aluna que foi das mais participativas, é uma senhora na casa dos 50 anos que vai acompanhada pelas netas, penso eu, é cega, deviam ve-la a falar português, tem um bom sotaque =)

E depois de 2 horas com apresentação e aula vim com o coração cheio, uma turma apesar de serem muitos, são muito participativos e sabem estar e respeitar. 

Lá adormeci no caminho, afinal ainda são hora e meia até chegar a casa, foi jantar e cama!

Estou um pouco triste com a turma de Batticaloa, tenho 25 alunos mas têm faltado muito, no máximo tenho 10 pessoas por aula. Já tentei saber o que se passa, o porquê das faltas, já troquei de horário para ver se seria melhor para todos mas mesmo assim estão a faltar...

O que vale é que as outras turmas têm-me dado alegrias, não é que esta não me dê mas esperava muito desta turma, afinal é a turma da cidade onde moro e onde poderiam aproveitar mais a minha estadia cá...

Vou tentar escrever um pouco mais aqui, fica a promessa, não só o que se passa mas também coisas que vou lendo e vendo!

Abraços e beijos