sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O jantar da irmandade

Olá! Como estão?

Ontem finalmente fizemos o jantar da irmandade, mesmo a Rita que estava longe esteve sempre por perto, estiveste connosco =)

O que é esta irmandade? Alguém (Quem foi mesmo?) apelidou-nos de irmandade Siddartha do Kung Fu pois vamos buscar ensinamentos ao livro Siddartha e ao grande mestre Kung Fu Panda =)

Este pequeno grupo surgiu da caminhada que fizeram para Santiago enquanto eu estava no Sri Lanka, eu falei neles na altura. Fazem parte o Carlos, a Raquel, a Rita, o Rui e a Sofia, todos nós temos em comum a EA mas aos longos dos tempos vemos que existe algo mais!

Ontem o encontro foi cá em casa, cada 1 ficou com 1 tarefa, a mim calhou-me fazer o jantar, não só lá grande craque na cozinha, devia saber muito mais tendo na família tão bons cozinheiros, acho que ainda estou a tempo de aprender, tenho tempo para isso =)

Depois de muita conversa, muitas partilhas acerca do mundo do voluntariado, as posições que se devem tomar, o testemunho que se deve passar passamos para aquilo que nos é especial, a oração.

Nos tempos que correm muitos poucos jovens se juntam para ter estes momentos mas nós sentimos que estando em oração estamos em partilha com as outras pessoas que nos são especiais e que por 1 ou outro motivo estão longe de nós, como é o caso da mana Rita.

Devem pensar que sou um grande beatão, tenho ainda muitas dúvidas, estou sempre em constante aprendizagem e estas orações são especiais porque de nós os 6, 4 são praticantes e outros 2 não são mas conseguimos encontrar o nosso espaço, a nossa oração é feita sempre por nós com temas escolhidos ao pormenor e sempre com espaço para falarmos sobre isso, acabamos sempre por partilhar muito. Ainda há pouco a mandar um mail à Sofia lhe dizia que podemos falar todos os dias mas há sempre coisas para partilhar e os textos ajudam.

Ontem foi o mano Rui que preparou e que bem correu, ainda dizia que não estava inspirado!

Vou vos deixar aqui um "pequeno" texto que já tinha sido partilhado antes e que ontem foi usado, podem acompanhar com o video:


"Agora Nunca é Tarde"

Cada um de nós nasce com um artista lá dentro. Um poeta, um escultor, um aventureiro... um cientista, um pintor, um arqueólogo, um estilista, um astronauta, um cantor, um marinheiro. E o sonho e a distância, e o tempo e a saudade deram-nos vida, amor, problemas, mentiras e verdade; e damos por nós mesmos descobrindo que agora, se calhar, já é um pouco tarde. E nas memórias velhas e secretas da menina morou sempre aquele sonho de um dia ser... bailarina, actriz, modelo, princesa, muito rica; eu sei lá! Mas os anos correram num assombro, e a vida foi injusta em qualquer jeito para a chama indelével que ainda arde. E os filhos são bonitos no seu peito. Pois é... mas agora... agora já é tarde. E nos papéis antigos que rasgamos há sempre meia dúzia que guardamos. São os planos da conquista do Pólo Norte que fizemos aos sete anos, escondidos no sótão uma tarde, e estiveram perdidos trinta anos. E agora, se calhar, maldita sorte! Por desnorte, acaso ou esquecimento, alguém já descobriu o Pólo Norte e agora... agora pronto, agora já é tarde. Há sempre nas gavetas escritores secretos, cientistas e doutores, desenhos e projectos construtores feitos em meninos de tudo o que sonhámos fazer quando fosse a nossa vez! Cientistas em busca de Plutão, arqueólogos no Egipto, viajantes sempre sem destino, futebolistas de sucesso no Inter de Milão. E o curso da vida foi traidor, e o curso da vida foi cobarde, e o ciclo do tempo completou-se, e agora... e agora pronto, paciência, agora já é tarde... Agora é tarde. Emprego, casa, filhos muito queridos, algum sonhar ainda com amigos, às vezes sair, beber uns copos p’ra esquecer ou p’ra lembrar, e fazer ainda um certo alarde, talvez para esconder ou para abafar, como é já tão demasiado e tão impiedosamente tarde... Não... mas não, não;
nunca é tarde para sonhar! Amanhã partimos todos para Istambul, Vladivostock, Alasca, Oslo, Dakar!
Vamos à selva a Timor abraçar aquela gente e às montras de Amsterdam (que eu afinal também não sou diferente). Chegando a Tóquio são horas de jantar, depois temos de voltar a Bombaim, passando por Macau e Calcutá, que eu encontro Portugal em todo o lado e mesmo fugindo nunca saio de mim. E se esse marinheiro, galã, aventureiro, esse, que já não há, pois que me saiba cumprir com coerência, nos limites decentes da demência, nos limites dementes da decência; e cumpramo-nos todos, já agora, até ao fim, no que fazemos, na diferença do que formos e dissermos! E perguntando, criando rebeldias, conferindo aquilo que acreditamos e que ainda formos capazes de sonhar! E se aquilo, aquilo que nos dão todos os dias não for coisa que se cheire ou nos deslumbre, que pelo menos nunca abdiquemos de pensar com direito à ironia, ao sonho, ao ser diferente. E será talvez uma forma inteligente de, afinal, nunca... nunca, nunca ser tarde demais para viver, nunca ser tarde demais para perceber, nunca ser tarde demais para exigir, nunca ser tarde demais para ACORDAR. "

e a reflexão pedida era:
Esta na hora de encontrarmos o artista, o poeta, o escultor ou a bailarina que temos cá dentro. O que é feito dos nossos sonhos, daquilo que mais gostamos de fazer e em nos sentimos melhores, mais úteis para os outros e para nós próprios?

Foi um grande serão, com direito a dinâmica e tudo que 1 dia irei partilhar para fazerem também com os vosso amigos, grande Miss India!

E falando 1 pouco mais de mim: estou bem, já comecei a minha vida de enviar CV, em 50 já obtive 2 Nãos e 48 sem resposta, ainda tenho esperança! 
E falando de sonhos, eu nem sonho com muito, apenas algum dinheiro para pagar casa, comida e que tenha tempo para estar nas minhas coisas chega, é pedir muito =)? 

beijos e abraços a todos

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

BALANÇO DO 1º MÊS DE REGRESSO A PORTUGAL

Olá a todos!
Como estão? Espero que bem.
Tenho andado um pouco ausente por estas bandas, tenho acompanhado os vossos blogs, comentado muito pouco mas o regresso tem sido “vacani vacani” (devagar devagar), tenho aproveitado para estar mais com as pessoas e comigo.
Já está quase a fazer um mês que cheguei a Portugal, muita coisa mudou ou talvez não!
As saudades do Sri Lanka já são algumas, tenho recebido algumas sms de lá, vou estando a par das coisas que se vão passando naquela ilha que agora também considero como minha, sei que irei voltar 1 dia, quando? Ainda não sei mas voltarei! Há pessoas interessadas para acompanhar?
Tive muita sorte no regresso, um dos meus grandes “medos” seria a casa mas o mano C. e o L. arranjaram uma casa toda catita, estamos os 3 bem perto do centro de Lisboa, com 1 das melhores vistas para o Aqueduto e os subúrbios de Lisboa, há noite parecem estrelas a brilhar!
Já tive a minha reunião de avaliação do projecto, foi adiado várias vezes mas no final do mês lá aconteceu, correu bem, o avaliação foi boa, não tive tanto feedback como gostaria, tive que fazer um pouco de advogado do diabo em relação à fundação para quem trabalhava, tive que apontar algumas falhas mas foi para o bem deles, só assim é que serão ainda melhores do que já são!
Ficou o convite para futuras cooperações, disseram para concorrer quando houvesse vaga para coordenador de país, vamos ver como estará a minha vida nessa altura…
A procura de trabalho está a ser também lenta, tenho visto os sites de procura de trabalho mas não tenho ficado muito contente porque trabalhos são poucos, ou melhor, ainda há alguns mas call center não é uma coisa que me assiste, ainda!
Já concorri para 2 trabalhos, um para ca e outro para fora, não estava nos meus planos ir para fora mas como é para 1 país especial tentei, não custa nada ver, logo decido se for ou não chamado!
Tenho estado com alguns amigos, ainda não todos porque prefiro estar com tempo com eles, não gosto de cafezinhos à pressa, gosto de ter tempo para falar com as pessoas. Tenho ainda alguns cafés para tomar, alguns daqui da blogosfera que penso que será nesta ou noutra semana!
Sri Lanka fez-me sentir bem e gostar de estar sozinho e tenho estado também, sinto falta do “silêncio” por isso muitas vezes dou por mim a andar pela cidade de Lisboa, eu gosto desta cidade, da confusão, da mistura, das pessoas, dos cheiros, dos monumentos, daqueles cantos que ninguém conhece.
Claro que já matei saudades do Bairro Alto, há pessoas que não gostam nada daquilo, eu gosto, 1 das ocasiões foi com o meu mano C. que já não estava há muito tempo, saudades tuas! Foi bom termos estado a tarde/noite sempre a falar e haver sempre conversa, ficou a promessa de estarmos mais vezes juntos!
Nos 2 últimos fins de semana tive fora da capital, no primeiro fui até Alcobaça, fui até à terra dos meus colegas de casa, nunca tinha lá estado, o tempo não ajudou muito mas gostei do que vi, até deu para fazer 1 corridas pela praia da Nazaré na manhã de domingo. Aqui já conhecia mas já não lá ia desde 1994…
Este fim de semana fui até à aldeia de 1 irmão perto da Serra da Estrela, foi um encontro de primos e eu colei-me, literalmente =) Gosto bastante de estar lá, já lá tinha estado, foi bom voltar… Aquela terra tem sem dúvida a melhor gerupiga que já bebi e se alguém me disser o contrário que me dê uma garrafa para experimentar e logo digo se é melhor ou não! Deu para mostrar a quem não conhecia um pouco do que rodeia, como a aldeia do Piodão, a Lagoa comprida, Sabugueiro, etc etc. Tenho que dar destaque ao restaurante “Museu do Pão”, fomos lá almoçar e sai de lá bem inchado, não é lá muito barato (17,5 euros sem bebidas) mas o buffet de entradas, os 2 pratos, o buffet de sobremesas chega e sobra!
E esta semana vou dar 2 testemunhos sobre  a vida de voluntariado, de missão, 1 na minha faculdade para os alunos de mestrado a convite de professora e na 6ª vou até Oeiras dar a 2 turmas do 9º ano. Gosto de falar sobre isto porque acredito que ao falar sobre esta vida talvez consiga atingir alguém com o bichinho e que o nº de voluntários aumente… não custa nada tentar não é?
Aproveito para lançar 1 desafio: qualquer dia temos que fazer 1 jantar de bloggers também pelo Sul, sei que tem havido 1 quantos pelo norte mas aqui pelo sul não vejo nada por isso lanço a ideia, se alguém quiser avançar conte comigo para o jantar, comer e beber estou sempre pronto =)
Vou tentar estar mais por aqui, tentar comunicar mais vezes!
Fiquem bem,
Beijos e abraços