quarta-feira, 6 de julho de 2011

Maratona do visto!

Isto de ser estrangeiro num outro país não é assim tão fácil ou talvez seja mas é preciso muita paciência e talvez eu com a minha costela chinesa vou tendo alguma…

O visto termina dia 7 de Julho mas para não perder muitas aulas disse ao Reverendissimo que preferia ir no Domingo, na 2ª tratava e voltava no mesmo dia e assim só perdia um dia de aulas… Ele sempre que sim, ou diz que sim porque não se quer chatear ou então não percebo o que eu digo, que também pode ser uma razão… apesar dos outros perceberem!

Lá chegou o sábado e avisei os alunos que só voltaria a dar aulas na 3ª, mas o padre trocou-me as voltas e disse que só podia ir na 3ª porque a senhora estava de férias… então bora na terça, trocar mais uma vez o calendário das aulas, fazer novos avisos, enfim…

Chega o dia da viagem sei que tenho que ir até Trincomalee buscar um papel do padre porque “esqueceu-se” de entregar, sem aquele papel era uma viagem em vão, estava mais que “f*d*d*” porque um dia antes tinham chegado 1 casal de Trincomalee e ele podia muito bem ter enviado por eles… Fiquei a saber porque é que não enviou, só preparou o papel quando lá cheguei… Estou a falar de uma viagem de 5 horas para ir buscar 1 papel que era cópia do anterior e mais, não era preciso a assinatura dele pois existe um carimbo com a assinatura… não é de ficar chateado?

Depois de almoço tomado, bora lá fazer-nos à estrada que tínhamos assim umas 8-10 horas pela frente… O que vale é que fui com o Jude e Paulan, o condutor e vamo-nos rindo… AS horas passaram a correr e chegamos por volta das 22:30 a Colombo, tínhamos um problema, não tínhamos onde ficar… esqueceram-se de ver o alojamento e agora estávamos um pouco ao Deus dará, para o Paulan a solução era muito fácil, estacionávamos à porta da caritas e amanhã ia ter com a senhora, eu disse que precisávamos era de descansar, um grande banho porque amanhã tínhamos outra viagem para fazer…

A procura de 1 quarto por Colombo tem muito que se diga, àquela hora só encontramos os quartos com luzinha vermelha pagas à hora e em locais um pouco “obscuros”, nós passamos por 3 sítios, um pior que outro, se querem falar mal das “p*t*s” do técnico vou vos dizer que elas são de luxo comparadas com as daqui… claro que foi um fartote porque ver um estrangeiro a entrar nestes sítios só por si dá para rir…

Depois de darmos voltas e voltas encontramos 1 “hotel” que uns bacanos aconselheram, também era usado para as “meninas” mas como já passava da meia noite eles alugaram o quarto como se fosse o dia todo.

Colombo tem o seu encanto, verdade que sim ou então eu é que já não saía há muito tempo… também pode ser isso!

À hora marcada estava eu na caritas, a mulher que é uma “simpatia” recebeu-me com um sorriso bem cínico, deu-me os papeis que tinha que preencher e 5 minutos já estava, isto às 8:40. Desta vez tive que ir falar com o director da caritas porque não estava a perceber o que estava lá a fazer, expliquei quem eu era, o que fazia, vinha da parte de quem, depois de um interrogatório lá deixou a senhora vir comigo.

Eu não gosto muito de falar de padres pois conheço alguns mas o que se passa com a simpatia dos padres locais? Será que a vocação está lá ou é bem melhor o dinheiro no final do mês? A comida, o carro e a roupa lavada? Isto tem panos para mangas, adiante…

Depois de esperar 2 horas pela senhora porque tinha sempre alguma coisa para fazer lá fomos para os serviços de migração, nada comparado da 1ª vez, estava caótico, muita gente, sem luz, sem ventoinhas, enfim, uma visão do inferno… Senhora aguentou 10 minutos,  deu-me uma senha e disse: tenho que voltar para a caritas que o padre ligou e precisa de mim, eu disse tudo bem… trocamos números de telefone, estava sem bateria nos 2 telemoveis, eu também sou muito esperto, disse que quando acabasse ligava ou para ela ou para o Jude a dizer que estava despachado para me irem buscar….

Passado 5 horas lá veio o visa, ainda deu para rir algumas vezes, não me reconheceram pela foto, entreguei uma que tinnha tirado com a espécie de barba que tinha e tinha cortado 1 dia antes, tive que dizer os dados todos, acho que ele só se estava a meter comigo porque segundo ele os portugueses não gostam do Sri Lanka pois nunca aparece lá portugueses e pela história fomos os 1ª mas nunca mais voltamos, não gostávamos dele…

Percebi que o Sri Lanka é um destino turístico para jovens, tipo viagem de finalistas, da Inglaterra, Canadá e Austrália tal era a quantidade de jovens que estavam lá!

E foi assim que foi a maratona do visto, voltei no mesmo dia, mais 10 horas para cima, com direito a uma paragem prolongada porque o condutor mais uma vez adormeceu ao volante… já é a segunda, à terceira não sei… tive que vir a noite toda acordado porque à mínima desatenção ele lá fechava os olhos…

E hoje estou de cama, o cansaço acumulado, as comidas picantes deixaram-me assim… Estou à espera dos alunos mas quando chove parece que não aparecem, sempre têm desculpa =)

Da próxima ponho fotos,
Desculpem o testamento só reparei agora!
Beijos  e abraços

4 comentários:

FireHead disse...

A Cáritas... o que é que seria deste mundo sem o braço solidário da Santa Madre Igreja!
Já agora, aí no Sri Lanka também há a actuação da Ajuda à Igreja que Sofre?

M.J. disse...

É pena que o trabalho da Cáritas não seja tão divulgado pois têm feito um grande trabalho, conheci 2 em Portugal e gostei muito.

Aqui no Sri Lanka também acompanho de perto pois o director da fundação que trabalho também é director da Cáritas, também fazem um bom trabalho mas tal como nos outros países ainda em desenvolvimento, estão muito dependentes de apoios, ainda na semana passada estiveram cá pessoas da Holanda.

em relação da "Ajuda à Igreja que sofre" não tenho conhecimento que eles estejam cá.

A igreja católica é uma minoria, dizem que é 7% mas estes 7% não é só a igreja católica romana, são também todas as outras, não sei ao certo quantos serão.

Mas eu gosto de ver as igrejas por cá, sempre cheias de pessoas, muito devotas, com um ritual diferente como já tinha partilhado. Na grande maioria são católicos Tamil, os seus antepassados são oriundos da Índia e os Burghers, a comunidade com quem trabalho que são descendentes dos europeus.

FireHead disse...

A Igreja Católica é composta maioritariamente por romanos/latinos (mais de 90%), mas também há católicos não-romanos e de outros ritos, mas igualmente fiéis ao Papa e em comunhão de Fé, como por exemplo os católicos arménios, os melquitas, os caldeus, os siríacos, etc. É no Médio Oriente onde se concentram as principais comunidades católicas não-romanas.
Aqui em Portugal a Cáritas está em dificuldades devido ao grande aumento de pedidos de ajuda. O que mais me lixa, no entanto, é saber que muitos dos que pedem ajuda a essa instituição católica nem sequer são católicos e muito menos têm consideração pela Santa Madre Igreja. Quantos não são meros chulos que só querem é esbanjar dinheiro em paneleirices e galderices, mas que depois se lembram de ir pedir ajuda? É uma pena, e digo-o com toda a frontalidade, que a Igreja ajude também os que não merecem ser ajudados. Infelizmente essa coisa de dar a outra face e fazer o bem sem olhar a quem não se encaixam na minha maneira de ser.
Os católicos de lugares como o Sri Lanka, e muitos dos que sofrem de terríveis perseguições pelo mundo fora, fazem corar o mais devoto dos já cada vez menos católicos ocidentais. Daqui partiram os missionários e é agora aqui que o Cristianismo está a ser combatido com vista à sua destruição. Tal como rezam as profecias, "quando vier o Filho do Homem acaso achará Fé sobre a terra"?
A solução é a perserverança na Fé. E os católicos como os aí do Sri Lanka perserveram com a esperança n'Aquele que tudo nos prometeu.

Catarina disse...

Não dormes nas viagens? A capacidade de dormir em viagens é um encanto!

Há muita prostituição por esses lados ou fiquei com a impressão errada?

A Cáritas é fantástica, mas como agora está na moda é falar mal da Igreja, e esquecer tudo o que faz de bom por esse mundo fora, é aguentar, e procurar defender com a firmeza que lhe é merecida*