terça-feira, 26 de julho de 2011

O aniversário por terras de Tapobrana

A festa já terminou,  os festejos começaram no dia 22 de Julho com o primeiro jantar na comunidade de Pallaiyuthu. Foi um bom convívio com alguns dos meus alunos depois de ter dado teste umas horas antes, acho que convívios assim é o que falta em Portugal, a relação professor-aluno não é afectada!

Deu para cantar, ouvir grandes solos pelo Gevin , boa voz do Aubrey e só faltou a dança do Steve para mostrarem 1 pouco do que é ser burgher também na vertente artística!

No dia 23 como era sábado decidi ir até à praia, combinei com o Steve e lá fomos a caminho da tão famosa Nilaveli Beach mas antes fizemos uma paragem em Pigeon Island Guesthouse para voltar a falar português,  uma senhora alemã que está a dar a volta ao mundo tinha entrado em contacto comigo pelo Couchsurfing e lá fui u conhece-la, uma senhora na casa dos 50 anos mas com 1 espirito muito aventureiro e a falar um português do Brasil quase perfeito, perguntei como é que sabia falar tão bem português e disse que tinha estado no Brasil pela primeira vez há 26 anos e na segunda há 20 anos e nunca mais esqueceu. A senhora fala mesmo bem, acho que também deve-se ao facto de ser professora de alemão e inglês, também deve ajudar! Tivemos na conversa, a falar um pouco de tudo, ela a contar-me as aventuras do voluntariado, das viagens que tem feito, fiquei com a vontade de 1 dia também fazer o mesmo que ela, juntar dinheiro para depois tirar 2 anos da vida e ir viajar pelo mundo… Ela diz que é bom mas agora que está a ficar velha está a começar a sentir “saudade”!

Despedi-me dela, ficou combinado 1 visita a Portugal ou à Alemanha e parti para a praia mais famosa de Trincomalee.

Tenho que admitir que esperava outra coisa, é fixe, sim, tem boa vista para as pigeon island, uma espécie de ilhéu de vila franca mas não tão bonito e bem mais pequeno! É conhecido por causa dos hotéis bem caros que estão por lá, 2 que tive a oportunidade de conhecer. Aqui vê-se mais turistas, americanos, australianos e muitos cingaleses de Colombo, pessoal com papel! E aqui continua o fenómeno das mulheres vestidas na água, é uma coisa que ainda não me entra muito bem na cabeça o porquê disso mas um dia vou perguntar!

Fiquei à espera do Padre Dias que chegasse para também dar 1 mergulho mas chegou atrasado e tivemos que ir almoçar… fomos até ao Hotel porque já não havia mais nada por perto, não foi assim tão caro e comeu-se bem, é o que interessa! Se alguém quiser visitar e tiver dinheiro para ficar neste hotel recomendo, são género de bungalows, praia a 50 metros, boa piscina, boas sombras, bom bar, tudo bom mas o preço por noite ronda os 200 euros… coisa pouca =)

Com tanta conversa perdi-me nas horas e cheguei atrasado ao teste da turma da cidade mas nada que mais hora menos hora não resolva e lá entreguei o teste a elas e à tarde de Selvanagayapuram!

Esta ultima turma tinha preparado 1 pequena festa surpresa, quando cheguei tinha balões e uma faixa a dizer “happy birthday” e depois do teste tivemos bolo e direito a dança, ouvi finalmente o Bailla e a Kafrinha, musicas típicas burghers, a dança é engraçada, não é como nas discotecas em Portugal, eles dançam como querem, mexem-se muito e todos batem palmas, ainda me tentaram puxar mas eu não tenho muito jeito para aquilo, apesar de gostar de dar 1 pezinho de dança de vez em quando, os pés é que são grandes de mais e não acompanham =)

Dia 24 foi dia de voltar a Batticaloa e à noite juntamos o staff e fomos todos dar os parabéns à Cherly, uma das “bosses”, tivemos um pouco na conversa, mais 1 pouco de dança e comida com fartura!

Chegou o meu dia de anos, dia 25, tinha dito que não queria nada de especial mas se fosse para fazer alguma coisa que queria que viesse o staff comigo e vieram quase todos, Melany não foi porque a filha está doente e o Papa Trevor teve que ficar na fundação a tomar conta daquilo. Fomos conhecer Sigiriya, um dos patrimónios mundiais da Unesco que se encontram no Sri Lanka, para quem quiser saber mais basta ver a wikipedia que conta a história.

Sem dúvida 1 dos sítios mais bonitos que já tive o prazer de visitar e rendeu o dinheiro do bilhete, eu paguei 3330 rupias, perto de 22 euros e eles 50 rupias, 30 centimos =) Aqui os locais pagam sempre menos e os estrangeiros sempre mais e com grande diferença, penso que seria bem pensado Portugal também fazer o mesmo porque assim dão oportunidade dos Portugueses também conhecerem os museus, os castelos que temos pelo país fora!

Começamos 11 a caminhada até ao cimo da montanha, lá em cima estão ruínas de 1 castelo e só chegamos 6, os outros foram desistindo pelo caminho! Chegar lá em cima e ver aquilo… uau!

Depois de nos rirmos, tirar fotografias lá fomos almoçar a um hotel, aqui chamam hotel aos restaurantes. Como éramos 1 grande grupo conseguimos um bom preço, 500 rupias para cada 1, o estrangeiro, eu, paguei o mesmo, normalmente é o dobro. Comemos bem, cantou-se os parabéns, rimos,  conversamos, cantamos e assim acabou o passeio, sem dúvida que vou querer leva-los mais 1 dia ou outro a dar 1 passeio, os bosses não gostam muito da mistura mas para eles é cagar e andar, falando no bom português!

Chegar a casa foi falar com amigos e família, ver as milhentas mensagens do facebook e tentar dar resposta a todas, gosto de fazer isso!

E como dia de anos é normal receber prendas, eu este ano recebi algumas e muito especiais: o staff ofereceu-me 1 telemovel, a bateria e o carregador do meu português tinham pifado e este dá para meter 3 cartões, é um nokia do chinês mas todo porreiro, fiquei mesmo contente com o gesto porque sei que todos contribuíram com 1 pouco, desde o empregado de limpeza ao boss.

Outra prenda especial foi ir a um blog de um grande amigo, uma camarada para a vida e ter um grande post dedicado a mim, tocou mesmo… Ele sabe o quanto me foi e é especial, podemos não nos vermos sempre e até ficamos assim alguns tempos sem nos vermos mas a nossa ligação manteve-se sempre desde os dias da faculdade e sei que esta amizade será para sempre, podem escrever isso!

Ao deitar recebi outra prenda de 1 manos, dos magníficos 6 =) obrigado por fazerem parte de mim.

E houve 1 que ficou… um pedido para ser padrinho de casamento de 1 das pessoas que mais amo neste mundo! Claro que aceitei no meio de 1 lagrimas, eu sou assim, bastante sensível e não tenho vergonha em admitir, consegui disfarçar para o staff não ver =) Tentarei ser o melhor padrinho possível, é 1 das coisas que quero fazer daqui para a frente, dar mais atenção aos meus afilhados, até agora tinha sido de 2 meninas lindas, a Bia e a Raquel e agora vou ser de 1 rapaz que ainda não posso dizer o nome =)

E todos os telefonemas recebidos, desde Macau a Moçambique, passando por Grandola aos Açores e Lisboa, todos me foram especiais bem como as mensagens….

E foi assim o dia, bateu mais as saudades do que nos outros dias mas senti-me bem porque mesmo longe senti a família, os amigos por perto!

Obrigado por tudo e por me terem tornado o dia tão especial, mesmo longe estiveram sempre comigo!

E amanhã ponho fotos porque estou a usar a net portátil de 1 aluno e não quero estoirar os 2 gb que têm de plafond =)

Beijos e abraços

ps- e vou tentar escrever mais regularmente no blog =)

4 comentários:

Anónimo disse...

Que enriquecedores dias, que belas viagens e locais, que belas prendas, que bom saber que apesar de longe as pessoas não esquecem de ti e não esquecem porque mais que ninguém de todas as pessoas que conheço, és uma pessoa que valoriza imenso as suas amizades, que as cultiva e não as esquece e as pessoas obviamente que não esquecem isso e demonstram o quanto és especial, em qualquer lugar do mundo.

Vai tirando fotos e vai contando as tuas peripécias por essas terras do ìndico.

Continuo a acompanhar :)

Um grande abraço.

M.J. disse...

Martini: Obrigado, tu também foste 1 das pessoas que me deu 1 das melhores prendas que já recebi!

Vou tentar tirar mais fotos e contar mais,

aquele abraço

Catarina disse...

Parabéns atrasados! Eheheh, festejos com balões e faixa a dizer "Happy Brthday" não é para todos não!

M.J. disse...

Obrigado Catarina, teve direito a tudo, só faltou mesmo foi a vinhaça!
e o 7 está lá =)