terça-feira, 28 de junho de 2011

Domingo - Dia da família

Eu sou do tempo (até parece que sou um velho!) que no Domingo juntava-se a família e ia-se comer fora!

Este ano quando voltei a Macau relembrei alguns desses restaurantes, alguns ainda existiam, outros foram transformados em quartéis do exercito chinês, outros simplesmente fecharam.

Este tópico surgiu porque decidi mudar os meus domingos, estou farto de comer sozinho todos os dias, por um lado é bom porque não temos que esperar por ninguém, comes e vens embora mas quando são 3 meses assim já canso um pouco... Companhia mesmo só em Trinco e quando está lá o padre!

O que decidi fazer então? Eu como sou um gajo até tímido (a sério que sou!) resolvi deixar isso de lado e fiz-me de convidado para os meus colegas da fundação, lancei para o ar que agora todos os domingos ia almoçar a casa de 1 deles, no principio era a brincar mas não é que pegou?

De um momento para o outro, os meus domingos ficaram mais animados!!!

Na semana passada fui almoçar a casa do Jude, esta semana almocei em casa da Melanie e ainda tive direito a jantar na casa da Princi, um 2 em 1! Foi um 2 em 1 porque na comunidade onde moram havia festa de St. António, nada a ver com os santos populares de Lisboa, e juntaram as famílias todas.

Almoçar em casa deles é sínonimo de muita comida e bebida o que sabe sempre muito bem!

Uma coisa que estou a tentar mudar nesta cultura (eu sei que não devemos mudar nada) mas que me faz confusão: quando há convidados mete-se uma mesa com muita comida e só um prato à frente que é para o convidado, primeiro come ele e só depois a restante família. Como não concordo muito com isso disse que se fosse para comer sozinho ficava em casa, no almoço juntou-se o marido da Melanie e ao jantar a filha mais nova da Princi que é minha aluna, se estivesse algum homem em casa naquele momento seria o homem, só chegaram depois e ficaram espantados por vê-la na mesa comigo e eu expliquei a razão.

E como domingo que é domingo e quando se está em família há sempre o passeio =) Desta vez estreei-me nas andanças do "auto", mais conhecido pelo Tuc Tuc em outras paragens, fomos até ao farol e à praia, parece que é regra por aqui, pessoal gosta de ir à praia mas só numa de estar sentado, nada de apanhar sol!

Depois do jantar com a família da Princi, pais, sogros, filhos, primos todos juntos, voltei a casa da Melanie já que o marido ia dar boleia para casa e fiquei mais 1 horinha na conversa com os homens na varanda e a beber "Arac" com sprite, ajudou a digestão =)

E foi assim o domingo, para a semana se não for para Colombo, irei ter outro dia, agora em casa da Boss =)

beijos e abraços

ps - as fotos seguem no próximo post!


2 comentários:

Catarina disse...

Mas que bela ideia que tu tiveste!*

M.J. disse...

Pelo menos nos dias de folga tenho sempre companhia! Já rodei as casas todas do pessoal do staff, estou a dar a 2ª volta, já ameacei alguns alunos que ia lá jantar a casa, vamos ver se pega =)