sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Por estes dias...

Estou com algum trabalho, tipico tuga que deixa tudo para o fim, falta menos de 1 mês para a minha partida e tenho o caderno das aulas para finalizar, vou dar 1 exemplar a cada turma, decidi meter-me num projecto novo que é fazer um dicionário como prenda aos alunos que acabaram o programa, é um dicionário diferente pois engloba as 3 línguas: inglês, português e o criolo falado aqui, tem dado muito gozo fazer isto pois tenho tido a oportunidade de me sentar com alguns Papas e Mamas que falam bem o criolo e tenho aprendido muito.

Este trabalho será depois aproveitado por um linguista alemão que vem cá para o ano fazer um big dicionário, já lhe poupo algumas horas.  Ele sim, é um cromo da língua e do criolo, eu sou apenas um curioso.

Quem diria que um dia iria estar neste ramo? Eu que sou das ciências sociais e humanas... Mas também tenho tido a oportunidade para ver as coisas com outros olhos, tenho tido um olhar mais atento para a sociedade, para a forma como se situam as populações, se um dia voltar à geografia já tenho alguma coisa para contar...

Mas como não é a minha prioridade, voltar para a geografia pois gosto muito daquilo mas a faculdade, os centros de investigação acabam por ser um mundo que não gosto tanto pois é tudo com cunhas e eu sou um pouco contra essas coisas, acho que as pessoas merecem por aquilo que fazem e não porque deram graxa a fulano x ou y, depois que entram ficam com o rei na barriga! 

Mas há excepções, tenho alguns colegas que estão actualmente no centro de investigação e são grandes craques na geografia e espero que um dia tenham sucesso  e que fiquem à frente de algumas cadeiras, acho que dariam excelentes professores!

O tempo por cá também não tem ajudado, tem chovido e isso faz com que os alunos não vêm as aulas, estou um pouco assustado porque ainda tenho 7 aulas para dar, 1 teste e um exame final que já está marcado para dia 25... estou mesmo a ver que vou ter que dar aulas duplas, não é bom porque é muita matéria de uma vez mas como o tempo é pouco tem que ser mesmo assim!

E já comecei a ver o mercado de trabalho em Portugal, reactivei alguns dos sites de pesquisas de trabalho que tinha no passado, já actualizei o CV e a verdade é que o cenário não está lá muito famoso mas foi como disse ontem ao meu "irmão": desde que haja vontade de trabalhar de certeza que surgirá alguma coisa, a única coisa que não vou querer mesmo é estar atrás de 1 telefone a vender cenas, prefiro ir para o Continente andar de patins e pôr caixas, ao menos faço desporto =)!"

Também troquei alguns mails com alguns amigos que estiveram em missão, foi bom ver que os projectos da EA em Portugal correram bem e que os "novos" gostaram da experiência. Como costumo dizer, a missão não tem que ser necessariamente ir para fora, há tanto para se fazer no nosso país e podemos fazer a missão começando pela nossa casa, pela nossa comunidade!

Tenho acompanhado a blogosfera, as férias já acabaram e agora é tempo de relatos, tenho gostado de ler alguns relatos, tenho ficado com o bichinho de pegar na mochila e conhecer um pouco do continente europeu que conheço tão pouco...

Vamos ver o que me reserva o futuro, acho que mês de Outubro será mesmo sopas e descanso, aproveitar a companhia dos amigos, copos com 1, tomar café ou chã com 1 scones com outros, tenho que entregar relatório final mas acho que vou fazer na viagem de regresso, afinal de contas tenho algumas horas no avião e raramente consigo dormir por isso aproveito! E depois ainda tenho que ver de casas/quartos e trabalho... mas 1 coisa de cada vez!

Pareço assustado? um pouquinho =)

Abraços e beijos a todos!

8 comentários:

Unknown disse...

Pá, como bom português que és - apesar da tua origem que é a mesma que a minha - desenrascar-te-ás numa boa. Se há alguma coisa no qual os portugueses são mesmo bons é no desenrascanço. :)

Abraço.

AC disse...

Malta desenrascada, safa-se sempre.
Admiro tanto o trabalho que desenvolves por aí...deve ser duro, e depois sem algumas das condições básicas mínimas que nós os comodista estamos habituados ...
Pareces realmente assustado tanta coisa para fazer e tanta coisa por decidir...mas pensa positivo, vai correr bem, vais arranjar alguma coisa para fazer, e continuar a procurar ser feliz...

Um beijinho especial***

M.J. disse...

Firehead: Na arte do desenrascar eu sou quase rei =)

Para mim tudo há solução, o dia tem 24 horas não é? Então é dormir 1 horas a menos agora que depois compenso quando regressar a Portugal e assim tenho mais tempo para terminar as coisas a que me propus!

AC: Tu também tens um trabalho de louvar, o que faço é pouco e é de coração!
Há muita gente com vontade de fazer o que faço mas quando se é para mexer...tá quieto que isso cansa! Eu como costumo dizer, acabo for fazer não só por mim mas por todos aqueles que gostariam de estar no meu lugar mas que por um motivo ou por outro não podem, assim acaba por ser um trabalho de equipa mesmo sem eles estarem presentes, dão-me a força que preciso às vezes.
Eu não gostava muito de estar sozinho, o silêncio fazia-me confusão mas com o tempo habituei-me, também tive que aprender a desenrascar-me, aqui foi 1 aprendizagem a todos os níveis!
O estar assustado... é mais com o regresso, a partida já faz parte por mais que custe sempre mas a vida é mesmo assim, já o Henrique Mendes dizia: "a vida é de encontros e desencontros", sei que um dia vou cá voltar, aqui e a outros locais que me são especiais! bjs

Paula disse...

Deixa as coisas rolarem... vais ver como tudo se acaba por encaixar como um puzzle.

Beijinhos

Vanessa disse...

e sabe semrpe tão bem voltar às rotinas! obrigada pelo comentário :)

M.J. disse...

Utena: já faltam poucas peças para o puzzle terminar =)

Vanessa:sei que há pessoal que não gosta de rotinas mas eu gosto e que bem soube ver/ler rotinas noutro blog, ainda por cima alguns que fazia quando estava em Portugal, bjs

Malena disse...

Um verdadeiro homem-coragem! Fico a torcer por ti! :)

M.J. disse...

Malena: obrigado pelo apoio! Está tudo a correr bem, estou a conseguir cumprir prazos, até já acabei o dicionário, quando estiver a prova irei postar aqui!
bjs