quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O adeus - parte 1

Pois bem,a brincar a brincar estou quase a fechar este ciclo que foi o Sri Lanka, os 6 meses estão quase a terminar e eu estou de regresso a Portugal...

Se tenho vontade? É um misto de sentimentos... Por um lado quero por outro lado nem por isso...

O voltar trará  novas sensações, um recomeçar de vida, o voltar à rotina, os transportes, os amigos, a família...

O partir é deixar esta casa que foi minha durante 6 meses, o ritmo de trabalho, o estar sozinho, os amigos, os alunos...

Parto com a sensação de dever cumprido, penso que fiz o melhor que pude com as condições que tinha, quando cá cheguei esperava mais alunos, mais turmas mas como é uma cena nova houve muitas pessoas com medo e preferiram ver como corria e se houver um segundo curso aí sim, fazem...

Acabaram 50 alunos com sucesso, alguns deles com notas acima de 80%, pessoas com quem hoje já consigo trocar 1 sms em português com algumas palavras inglesas pelo meio mas estou feliz com o resultado!

Se isto é para se manter? Não depende de mim, estou a trabalhar em cooperação entre 1 fundação Portuguesa e uma Fundaçãodo Sri Lanka, depende deles...

Muitas pessoas questionam se este projecto tem pernas para andar, o porquê de estar a ensinar português, o porquê de querer manter as nossas raízes por cá, antes de tudo isto foi um pedido da fundação de cá, eles querem preservar o português, sentem orgulho por serem "portugueses" e o falar a língua, o saber os actuais costumes, músicas e danças para eles é 1 alegria.

São poucos os falantes do criolo, tentei sempre fazer a ligação entre o criolo e o português, muitas palavras são iguais com pequenas diferenças, consegui terminar a tempo dicionário que servirá de base para um futuro trabalho, foram recolhidas perto de 1500 palavras, pode ser coisa pouca em comparação com os nossos dicionários mas para aqui já ajudará, conseguimos que os mais velhos se recordassem das palavras...

Fica o desejo de voltar, sei que vou voltar... Tenho 1 desejo de 1 dia levar a minha família aos sítios que fui feliz e sem dúvida que o Sri Lanka foi 1 destes locais!

Tenho que agradecer a muita gente, não só às pessoas de cá mas também a vocês que me foram acompanhando durante estes meses, ao comentarem, ao partilharem-se ideias também aprendi e cresci com o vosso testemunho, nestes 6 meses também conheci a "blogosfera", conheci coisas que não conhecia, obrigado também a vocês!

Domingo é dia de festa, é dia de certificados e de um grande jantar... Vamos ver se não estrago a minha reputação e não largo uma lágrimazinha no final =)

Depois do regresso a Portugal não sei o que será deste espaço, o "Diário Envolvente" continuará mas ainda não sei em que moldes, vamos ver!

Boa noite a todos!

E ficam algumas fotos do exame final:

Exame em Trincomalee com Padre a vigiar, nunca vi ninguém a controlar tão em cima 1 exame =)

Alunos à espera do exame oral

Exame oral em Trincomalee

Eu bem metia a mão à frente para os outros não verem mas ela não percebia  que estava a ajudar e a dizer-lhe as coisas =)

Oral em Batticaloa- ao meu lado o meu grande amigo tradutor, Papa Titus!

Os observadores, eram quase mais que os alunos =)

Exame escrito em Batticalo

6 comentários:

Paula disse...

Sente-se orgulho nessas tuas palavras e melancolia também.
Aprendi a conhecer-te um pouco e sinto esse teu nozinho na barriga em antecipação a despedida...
O bom de tudo é o que deixas e o que trazes.
E se tiveres de chorar...chora...
Beijinho

Catarina disse...

Palavras inspiradas as tuas, como diz a Utena, fomos acompanhando, e acabamos por perceber e interiorizar o que as tuas palavras transmitem, as linhas as entrelinhas... Sempre digo, que ficar com saudades de um sitio por onde passamos é sempre bom sinal, é sinal de que se gostiou*

Anónimo disse...

Pelo que escreves, consegue-se perceber que gostaste muito do que fizeste e acredito que quem foi teu aluno também gostou da experiência.
Depois, estou como a Utena, se tiveres que chora, chora.

beijinhos

Anónimo disse...

Já viste como o tempo corre? Parece que foi ontem que para ai foste e já vês o final a se aproximar. É apenas mais um ciclo que encerra e outro certamente começará.

Vai outra missão humanitária? Se precisarem de voluntários para a Tailândia, Brasil ou Argentina, diz-me algo porque também estou a finalizar um ciclo e acho que preciso de um desses.

Abraço :)

Malena disse...

Parabéns! O teu trabalho é louvável!
E eu acho que, se soltares uma lágrima, serás ainda mais apreciado! :)

M.J. disse...

Obrigado a todos por passarem por este canto, hoje ou amanhã já vou ter net mais regular e passarei nos vossos cantinhos a ver o que se passou nestes dias!

beijos e abraços