sábado, 30 de abril de 2011

Dia 30 de Abril - Dia de D. Lourenço de Almeida

Todos perguntam: Quem foi D. Lourenço de Almeida?

Tive que responder a esta pergunta ontem e decidi dedicar o dia a ele. No dia 1 de Maio vem uma visita de estudo de alunos da faculdade de não sei aonde até Batticaloa e o professor passou pela fundação e achou "piada" a ver um centro com um nome diferente e veio perguntar quem tinha sido e como era eu que estava mesmo à porta coube-me a mim responder. O professor tem sorte porque tenho lido um pouco da história das relações Portugal - Sri Lanka, antigo Ceilão, não consigo contar histórias como o nosso grande José Hermano Saraiva mas lá vou dando o ar da minha graça, até gosto de história por isso até gostei da conversa, logo vou ter que explicar perante os alunos, isso já será outra coisa...

Então quem é esse D. Lourenço de Almeida? Era filho do do vice-rei da Índia D. Francisco de Almeida e foi o primeiro navegador português a chegar ao Ceilão em , 1505/1506, não se sabe a data ao certo, já vi as 2 datas. Já se ouvia falar do Ceilão, a Tapobrana como Camões a chamava, muito devido à sua posição geográfica e às suas trocas e como Portugal tinha os seus interesses também nestas áreas, não esquecer que Portugal era 1 das grandes potências mundiais dessa altura, decidiu também ir ver o que se passava por lá.

D. Lourenço de Almeida "descobriu" que a Canela era um produto em grandes quantidades no Sri Lanka e tornou-se umas das grandes fontes de rendimento para Portugal pois era um produto apreciado em todo o Mundo. Só a titulo de curiosidade, Portugal soube depois plantar canela em outros locais como S. Tomé e Brasil.

2 anos depois de ter estado no Sri Lanka, foi incumbido pelo Reino para combater em Chaul e faleceu aí vitima de uma emboscada de uma esquadra egípcia.

E assim é a breve história do D. Lourenço de Almeida.

O resto do dia foi passado a ver filmes, típico de sábado à tarde, parecia que estava em Portugal a ver filmes da Tvi tal era os filmes, estou a guardar os melhores mesmo para a fim.

E como falei dos descobrimentos, nada melhor do que deixar-vos com este hit português dos finais dos anos 80:

3 comentários:

Catarina disse...

E assim se passou Abril! Eu penso que Saramgo me há-de perdoar, que o Ensaio sobre a cegeuira, tem estado a andar apenas nas viagens de comboio, desde que descobri este canto...
Abril deu-se, e com um belo fim, acabei de aprender uma coisa nova, quem foiD. Lourenço de Almeida...
Venha Maio :)

M.J. disse...

Catarina: tens sorte que o mês de Abril foi o mês que escrevi mais, depois vieram as aulas e fiquei mais preguiçoso ou melhor, não é preguiça é mesmo não querer repetir coisas que já tenha escrito!
Já viste o filme "Ensaio sobre a cegueira"? pensava que era uma banhada mas até gostei!

Catarina disse...

Não gosto de ver os filmes antes de ler os livros, e não gostava de ler Saramago até começar a ler o "Ensaio sobre a cegueira", tenho o "Jangada de pedra" começado à anos e não consigo terminar o raio do livro, é esse e o "Alquimia do amor" do Nicholas Sparks que não é nada a minha onda... São os únicos livros que comecei, mas já terminar... Está difícil, com tantas outras coisas que aprecio mais para ler.