sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia 11 de Abril


Mais um dia e mais um dia com dificuldades em dormir, será que é só do calor?

Hoje era dia de acordar cedo pois íamos visitar uma escolinha da Fundação que ficava a uma hora de caminho, fica numa terra chamada Sammutharai. Foi chegar lá e ser recebido com um colar de flores, os miúdos estavam todos fardados, são cerca de 20-25 crianças, o que gostei mais foi ver as 3 religiões juntas, é bom para as crianças e para os próprios familiares. A escolinha mais uma vez fez-me viajar…

Antes do almoço tive tempo para pôr a escrita em dia, tenho tirado notas para depois escrever estas pequenas crónicas, é mais fácil pois assim não tenho que me lembrar de tudo apesar de haver coisas que me vou esquecendo.

Tivemos a reunião do programa de Português, foi complicado fazer um calendário para as aulas pois os alunos não serão só daqui de Batticaloa, vão vir pessoas de outros distritos e eu mesmo vou até outra cidade, Trincomalee que fica a 5 horas de carro, dar aulas. Terei tempo para mim e para preparar as aulas pois as aulas só serão depois das 17:30, os alunos são estudantes e alguns trabalhadores. Uma vez por mês estarei em Trincomalee durante uma semana, as outras semanas serão por Batticaloa, os meus fins-de-semana serão os mais preenchidos porque terei 4 turmas, 2 em cada fim-de-semana de cada distrito (Ampara e Eravur) e serão 8 horas por dia. Os alunos destes distritos só virão 1 fim-de-semana, daí ser tão intensivo. Vamos ver como vai correr, admito que tenho um pouco medo pois são muitas horas mas não há outra opção. No total terei 8 turmas, 2 em cada distrito: Batticaloa, Trincomalee, Ampara e Eravur.

Fiquei a saber também que haverá um prémio no final, vai ser uma motivação extra, de certeza que terei os alunos ainda mais motivados, o que facilita o trabalho para mim.

Ficou combinado que só começarei a dar aulas em Maio pois agora estão de férias por causa do ano novo hindu e cingalês e depois temos a Páscoa. É bom porque tenho 15 dias para preparar as aulas e tempo para conhecer Batticaloa e as pessoas. E começando em Maio talvez vou ficar mais um mês, em vez de voltar em Outubro voltarei apenas em Novembro e ainda ficou a possibilidade de ficar mais tempo mas só será discutido mais à frente e consoante o interesse das pessoas.

2 comentários:

Catarina disse...

" Vão vir charteres da China..." Desculpe não resisti (só prova que estou atenta)...

As fotos estão qualquer coisa de fantástico.

Não sendo parecido e ao mesmo sendo, Sammutharai, faz lembrar-me o nome da minha terrinha :)

M.J. disse...

Vou ter que investigar as cidades com esse nome ou parecido em Portugal, ainda hoje descubro o nome da tua terra =)

Vão ser charteres de todo o lado, o Futre é grande!