segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia 17 de Abril

Sem dúvida o dia mais quente que tive desde que cá cheguei, o dia estava mesmo bom, se fosse em Portugal acredito que meio mundo tinha ido para a praia. Eu? Fiquei em casa porque não posso sair sem companhia, já chegou o susto do 1º dia. Não quis chatear ninguém e por isso fui ficando em casa até as 16:30.

Tinha combinado com o Jude, o rapaz que trabalha aqui na fundação, que gostava de ir ver uma missa Tamil e ele levou-me. Há diferenças no ritual da missa, não sei se este é o termo certo, mas o que me chamou mais à atenção é que no Evangelho em vez de ser lido pelo Padre foi lido a 3, género de teatro, Padre e mais 2 homens, claro que não percebi nada mas... estava lá a mensagem =) Não havia coro como existe em Portugal e em Moçambique mas sim um cd a tocar comas músicas, boa ideia até, pelo menos dá-nos a noção que a igreja tem um bom tocador de piano!

Como não percebia nada do que estavam a dizer dei por mim a pensar na minha aproximação a Deus e sem dúvida a Equipa d`África teve um papel muito importante, pensei muito nela, nos anos que lá passei e o que será dela no futuro. Acredito que todos os que passaram sentem sempre que podiam ter feito mais e melhor, eu sinto que ainda podia ter dado mais mas...Quem sabe no futuro? Quando os meus filhos também forem da Equipa? Seria bom sinal =)

Depois da missa fomos até à praia, parece que aqui há o ritual de 1 vez por mês, quando está lua cheia das pessoas se juntarem na praia, ele disse-me que ia estar cheio mas não pensei que seria assim, parecia 1 dia de sol na praia de Carcavelos mas versão nocturna, todos a olhar para a lua cheia... Ainda comi 1 amendoins e 1 gelado, um pouco mais na conversa com 1 Papas burghers, não basta já ser "diferente" aqui ainda por mais quando sabem que vou ser o professor de Português, todos querem saber ou falar o pouco que sabem, eu é só rir com eles.

Chegado a casa, foi jantar, como é domingo tive direito a cerveja, acho que é um costume daqui, eu não me importo! Aqui as garrafas são de 0,65 lt, seria bom em Portugal pensarem nisso, não é tão pequena como a mini ou a normal nem tão grande como a "litrosa".

Final da noite fiquei acordado durante muito tempo... Dei por mim a pensar na familia e em tudo que ficou... às vezes dá para isso! Nada que depois com uma boa dose de sono não passe =)

4 comentários:

Miss Índia disse...

As noites em Chowpatty Beach (Bombaim) são iguais,cheias de gente. As pessoas juntam-se para comer e conviver e as crianças divertem-se nos carrosséis manuais.
Foi uma experiência interessante. Estava impressionada com a quantidade de gente, homens, mulheres,crianças, locais e turistas... e eu dava por mim a pensar que estava de chanatas e as doenças, e os ratos. Que nojo.
Partilha à parte. Ao ler-te tenho me lembrado da Índia, de Moçambique, da EA e de como fui abençaoda por te conhecer. Estou muito orgulhosa de ti e do teu percurso de vida.

M.J. disse...

Parece que as idas à praia serão todos os meses e acho que nesse dia ninguém trabalha, da próxima levo máquina e filmo!

Não consigo classificar o que ando aqui a fazer, sei que é trabalho mas ao mesmo tempo missão porque o contacto com as pessoas faz-me lembrar o que algumas pessoas diziam na EA: saber estar, podemos não falar a mesma língua mas só estar, falar e ouvir é tão bom, faz-me ver que esta também é a minha missão.

Tu és 1 exemplo para mim por tudo aquilo que és, pelos conselhos, pelas palavras, pelos gestos, enfim, tudo, obrigado!

Catarina disse...

Deve ser lindo... Talvez já o tenhas feito e eu ainda não tenha chegado a essa parte, mas se ainda não fizeste, numa próxima vez coloca fotos :)

0,65l de cerveja numa só garrafa para uma só pessoa? Para mim é demasiado, a mini está bem assim ^.^

M.J. disse...

Catarina: Podes não acreditar mas depois daquele dia nunca mais fui à praia no dia de lua cheia, calha sempre nos dias que estou a viajar para a outra cidade mas no próximo mês que é o último que cá estou vou tentar ir e filmo!

Cerveja aqui é para homens, mulheres não bebem, não é bem aceite, muito menos fumar!

bjs