segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia 18 de Abril

Nova semana...

Esta semana parece que está tudo a meio gás, foi o ano novo Hindu e Cingales, esta semana é a semana da Páscoa, os estudantes estão todos de férias tal como acontece em Portugal.

Comecei a preparar as minhas aulas, tenho bastante material de apoio, meu trabalho agora é fazer tradução para Inglês pois as aulas serão dadas em Inglês para um tradutor, caso os alunos não saibam inglês, e ele traduzirá para o tamil. Seria muito mais fácil se fosse directamente inglês para os alunos mas nem todos falam e para estarem todos ao mesmo nível, preferimos a presença do tradutor.

A palavra está a passar e todos os dias tenho recebido visitas de Papas e Mamas que falam o dialecto local, o Portuguese Burgher, é engraçado ouvir falar o nosso português mesmo que seja um português bastante arcaico. Vamo-nos rindo com as diferenças, vamos nos rindo com as tentativas de eles falarem o novo português, os diferentes sotaques são uma coisa que acontece em qualquer lugar, já acontece em Portugal quando os continentais "gozam" com os das ilhas.

O inglês aqui é o do típico indiano, lembro-me sempre dos Simpson e da personagem Abu. Acho que voltarei para Portugal a falar inglês do Sri Lanka.

Tenho tirado a manhã para preparar as aulas e da parte da parte aproveito para ir à cidade, tinha coisas para comprar, material de papelaria e aproveitei e fui tentar ver se descobria o problema da minha rede, eu não estou a conseguir mandar sms para 91 e 93, eles não sabem resolver o problema e eu decidi comprar outro cartão de outra rede para ver se desta vez já consigo falar com todos mas parece que continuo a ter azar, desta vez comprei um cartão que parece que está estragado... Vou ter que ir ver disso.

Da parte da tarde vieram 2 rapazes da universidade de Colombo que estão a fazer um trabalho de Linguística e o tema é o Português dos burghers, consegui falar com mais umas pessoas e estar um pouco na conversa com estes rapazes. Eles não têm ligação nenhuma com Portugal mas acham muito importante aquilo que Portugal deixou por cá...

Fiquei a pensar: tenho pena que os Portugueses, as instituições, os governos pouco ou nada fazem pela preservação da nossa língua e cultura cá, chego mesmo a pensar, será que sabem que se fala português e que há danças típicas portuguesas no Sri Lanka? Já fez 500 anos que Portugal veio cá pela 1ª vez e quase não se ouviu disso, Só mesmo os interessados é que souberam...

De noite tivemos sem luz durante 1 hora, parece que é normal de vez em quando faltar a luz e eu como tinha bateria no portátil, decidi ver 2 filmes. Ando numa de ver filmes rápidos, isto é, sem ter que puxar muito pela cabeça, ontem foi : "500 days of Summer"e "Wanted", eu até gostei sabem? Não sei se já viram...

Dei por mim e era quase meia noite quando acabei de ver os filmes... Tenho tido alguns problemas em adormecer mas ontem como estava cansado foi tiro e queda!

5 comentários:

Unknown disse...

olá primo...é bom ver ke te estas a ambientar,e ke tens algum tempo para preparar as aulas.Ainda nao vi estes filmes,ms já ouvi falar do "wanted", espero ke consigas começar a adormecer sem problemas,é importante descansar. Uma boa páscoa para ti e td de bom..força!! Beijo de todos pa ti

M.J. disse...

Prima uma boa pascoa para todos aí em casa e resto da família!

Isto de ser professor tem muito que se diga, não vai ser só preparar aulas, também terei que avaliar os alunos, dar na cabeça se necessário... Se conseguir fazer 1 bom trabalho vou pensar nesta vida também em Portugal.

bjs

Catarina disse...

É um bocado triste perder-se a ligação que há com Portugal, mas também parece que "ninguém" quer saber, não te nada a ver, mas a mim irrita-me ver por exemplo que está difundida a ideia de que foram os ingleses que trouxeram para a Europa o hábito de beber chá! Não, fomos nós, e foi uma portuguesa que casou com um inglês que levou com ela a tradição do chá e das "Tea Partys", e ninguém sabe isto, tipo, nem os portugueses... É um bocadinho triste*

M.J. disse...

Os governantes portugueses poderiam pensar em fazer uso do passado de Portugal e chegar a acordo para exportações com estes países por onde passou, são países que mais ano menos ano estarão em alta, Sri Lanka por estar perto da Índia será um grande mercado!

Em relação ao chá, a única região da Europa que produz chá continua a ser Portugal, na ilha de S. Miguel. Não é viver do saudosismo mas Portugal já fez muita coisa boa, nós agora só nos lembramos das desgraças actuais... e não vale a pena pensar no passado, é verdade porque o presente é que conta!

Catarina disse...

Nós não temos de viver no saudosismo! Temos é de aproveitar o que de bom fizemos no passado para vingar-mos no futuro,por exemplo em relação ao chá, se estivesse difundido que de facto fomos nós que introduzimos esse hábito se calhar os turistas comprariam mais chá cá, mas se nem nós defendemos ou sequer sabemos isso como podemos aproveitar isso para o turismo... É um exemplo simples, mas que penso que ilustra bem como utilizamos o que de bom fizemos no passado...