terça-feira, 26 de abril de 2011

Dia 26 de Abril – Dia de São Receber

Hoje foi dia de pagamento na Fundação e dei por mim a pensar nos vencimentos das pessoas daqui, não ganham quase nada mas é vê-los tão felizes com o vencimento, deviam ver a cara da cozinheira, era o 1º vencimento, até me comprou um bolo e tudo!

Falando em nº, a moeda de cá são as Rupias e um euro equivale a 156 rupias.

Os vencimentos são: Pessoal do staff – 12000 rupias (+ou-77euros)

Guardas – 6000 rupias (+ou-38 euros)

Cozinheira – 4000 rupias (+ou-26 euros)

Já viram o quanto é diferente em Portugal? E aqui eles ficam felizes com o que recebem… Dizem que pode até ser pouco mas mais vale esse dinheirinho do que nada, com este dinheiro já conseguem ajudar os familiares que não têm dinheiro.

1 dos guardas cá de casa, o Papa Trevor daZilva, chamo-lhe Papa Silva, para ganhar mais alguns trocos faz encadernações de livros/cadernos, folhas que foram descoladas, capas rasgadas, ele trata de tudo, muito perfeito e tudo com as mãos, nada de uso de máquinas. E ganha pouco com cada 1 dos cadernos, pode demorar 3/4horas a fazer 1 livro, se for um livro A5 ganha 100 rupias, não chega a 1euro… Mas é o que ele diz, essas 100 rupias vezes muitos já dá para pagar algumas coisas.

Ontem aproveitei também par

a ir fazer 1 pequenas compras, há coisas baratas, material de papelaria é barato, 1 tesoura pequena custa por exemplo 22 rupias – 0,14 euros mas já não posso dizer o mesmo de 1 desodorizante, é um luxo para cá e não se arranja em qualquer loja, ainda percorri 3/4 lojas para arranjar 1 roll-on e depois paguei 450 rupias – 3euros por 1. Vou usar mesmo só em ocasiões especiais =) Outra coisa que aqui é barato são as sms para Portugal, pago 7 rupias – 0,05 euros e eu como até sou simpático, tenho o meu tmn activo por isso podem sempre mandar para lá, não gastam tanto dinheiro.

Gosto das Letras das lojas!

O Skype é outro mundo, eu já conhecia essa grande ferramenta mas tenho usado cá muito mais que em Portugal ou Macau, consigo falar com família e amigos, ontem passei alguns momentos a falar com 1 grande amiga e o pessoal daqui estava espantado ao ver-me a falar no computador e a ver outra pessoa.

A conversa que tive ontem fez-me ir para a cama mais relaxado e a pensar que tudo tem uma razão de ser e eu estar aqui tem o seu motivo, ainda não sei muito bem qual, eu sei alguns dos motivos, os outros vou ter que descobrir, terei tempo…

5 comentários:

Anónimo disse...

Realmente tenho dificuldade em imaginar como é que se consegue viver com 77 euros por mês... :S

M.J. disse...

Por isso e muito mais é que não dou tanto valor ao dinheiro... Sei que é importante e tal, precisamos dele para viver, para pagar a casa mas por vezes gastamos em coisas tão inúteis... Tenho feito este exercício sempre, se alguns conseguem viver com tão pouco, mesmo em PT, porque é que eu preciso de mais?

Catarina disse...

O valor do dinheiro não é o mesmo de acordo com o país onde se está... mas 3€ por um desodorizante num país onde um ordenado é de 23€ é um luxo a sério, equivalente a comprar aqui o channel mais caro que estiver na prateleira da perfumaria!

M.J. disse...

Catarina: boa comparação, não estava a ver as coisas nesse ponto de vista e tens toda a razão!

Por isso desodorizante é só mesmo em ocasiões especiais, cheirar mal não importa, o cheiro a caril nas ruas disfarça =)

Catarina disse...

Ahahahah... Está boa, de facto o cheiro a caril o que é que não disfarça :P