quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Notícias de cá



Normalmente não se ouve falar do Sri Lanka em Portugal, das últimas vezes que falaram deve ter sido quando houve o tsunami que foi em 2004 ou 1 ou outro ataque bombista dos Tigre Tamil durante a guerra civil, alguém já ouviu falar mais do Sri Lanka?

Por cá tem acontecido algumas coisas “estranhas” e que deveriam ser noticia, se fosse em Portugal de certeza que estaria nos jornais e nas tv mas por cá o caso tem sido abafado, apenas 1 ou outro meio de comunicação social têm falado e hoje dei por mim a tentar ver se encontrava alguma coisa pelos jornais estrangeiros e o pouco que vi foram 1 notícias brasileiras que falam em “diabos ensaboados”.

Afinal de contas, o que está a acontecer? Tem havido ataques desde a semana passada um pouco por toda a ilha em particular destaque na parte leste da ilha, onde eu moro, a mulheres. 

E o que consiste estes ataques? Pelo que tenho ouvido são 2 tipos de ataque com 2 propositos, o primeiro é feito pelos “diabos ensaboados”, homens que atacam mulheres durante a noite e que só têm o objectivo de morder-lhes no pescoço ou nos seios (penso que o uso das palavras mamas é a melhor mas para não ferir susceptibilidades uso seios) e para não serem apanhados besuntam-se com uma cena qualquer difícil para os outros os agarrarem. O segundo e mais grave, para mim, é que o governo está por trás disto, são homens ligados ao governo que estão a fazer género de inquérito pelas ruas, há zonas da ilha que estão bloqueadas por militares e que só querem falar com mulheres, todas as mulheres viúvas e solteiras eles ficam com a identificação, o nome e morada e parece que de noite vão a casa delas… 

Isto porquê? Ao que parece o senhor presidente aqui do sítio está com cancro e consultou 1 daqueles feiticeiros e ele disse que para se salvar tinha que recolher sangue de 3000 mulheres e se for das mamas,desculpem, dos seios melhor…

Se esta segunda versão é verdadeira? Qual das versões é verdadeira? Nos jornais não falam disso mas é o que se fala nas ruas e se alguém fala é porque tem algo de verdade, já o outro dizia “não há fumo sem fogo”.

Têm sido detidos homens que são apanhados a fazerem isso e os confrontos também tem acontecido com a policia e com o exercito, esta zona sempre teve problemas com as forças policiais, era um dos principais focos da guerra civil e parece que as coisas ainda não estão totalmente resolvidas, qualquer oportunidade para darem  1 pontapés aos policias/exercito é aproveitado. As forças policiais têm detido esses homens mas a população quer fazer a justiça com as próprias mãos…

Vamos ver no que isto vai dar, a mim chateia-me um bocado porque estou sem dar aulas na comunidade, apenas aqui na cidade mas não posso fazer nada, numa viagem que demora hora e meia agora está a ser feita em 4-5 horas pois é preciso parar em todos os pontos militares para ser inspeccionado o carro e as minhas alunas têm medo de sair à rua, com medo que haja algum ataque… que posso fazer? Nada.

E são estas as noticias por cá, dava ou não capa de “Correio da Manhã” e tema nas “ Tardes da Júlia” ou o programa do Goucha?

11 comentários:

Anónimo disse...

Que coisa mais macabra. No entanto quero alertar-te Que o Goucha não se interessa por mamas. lololololol.

Anónimo disse...

Esta notícia seria capa do correio da manhã e as mulheres atacadas iam todas contar o episódio à Julinha.

Espero sinceramente que os nossos governantes não se lembrem de ir consultar um bruxo para resolver os problemas do País.

Beijinhos

M.J. disse...

L.O.L: E parece que os ataques são para durar, vamos ver no que isto vai dar!
em relação ao Goucha, ele não gosta disso mas é o que vende por isso dá para tudo =)

Joana: A questão das feitiçarias e coisas dessas ainda estão muito presentes nestes países. Em Portugal? Não estou a ver mas... como estamos tão mal talvez no próximo festival oculto, nem sei se é assim o nome, eles apareçam por lá!

bjs

Unknown disse...

Por acaso já tinha tomado conhecimento desta notícia no blogue "Bairro do Oriente" dum bacano que vive em Macau.
De resto, já sabes como é que são os média: notícias de países terceiro-mundistas só mesmo quando forem de facto demasiado escandalosas e que causam impacto, precisamente como o tsunami. Eu dei isso em Sociologia de Informação.

Abraço.

M.J. disse...

Firehead: é dos blogs que sigo há mais tempo, ajuda sempre a matar saudades da terra! E curto também os "ataques" anónimos que ele está sempre a receber,não sei qual a fixação do pessoal em querer saber quem é o leocardo, enfim!

Notícias de terceiro mundo é mesmo só em catástrofes, de resto não se fala mas o mesmo se passa aqui, eu não vejo televisão por cá, apenas 1 vez por mês quando estou na outra cidade e aí também aproveito para ler o jornal em inglês e até agora só vi 1 notícia de Portugal, que estamos em crise, até o homem onde troco o dinheiro está sempre a dizer para ficar por cá que o meu país está mau!

abraço

Ísis disse...

Cá seria notícia de abertura em todos os telejornais. Mas isso é mesmo bizarro...

Unknown disse...

Podes crer, e a paciência que o Leocardo tem em aturá-los. Eu ainda lá vou comentar de vez em quando e não é raro a vez em que algum Anónimo se mete comigo. Aquele blogue parece um híman para Anónimos imbecis. Já agora, conheces o Leocardo? Não deve ser assim nenhum Zé Ninguém...

M.J. disse...

Isis: Põe bizarro nisso, hoje fui até ao centro da cidade e nunca vi tanto militar na rua, 100 em 100 mt estavam lá 2 com caçadeira, estão a perguntar a toda a gente se sabem quem é que anda a fazer isso. Os ataques têm sido mais frequentes e em diferentes zonas da cidade, vamos ver no que isto vai dar!

FireHead: eu acho que ele até gosta dos comentários dos anónimos, eu não comento, só rio! E não conheço o Leocardo, é um tuga que foi para lá e apaixonou-se por 1 chinesa como tantos outros e que trabalha para o governo, é das poucas coisas que sei! Mas também não percebo tanto secretismo mas até tem a sua piada =)

maria disse...

Ai credo que coisa tão estranha...
sim aqui seria abertura de telejornal e direito a ter a noticia divulgada nos programas mais mediaticos da TV.
Os nossos governates são uma lastima, mas andrem a morder acho que não seriam capazes.
Ou seriam?
Boa semana

Di Almeida disse...

Não se me devo rir...estou em choque pode ser?ahahaha o mundo é de facto fabuloso!Este contraste de culturas e crenças é fantástico!ADORO!
Merecia sim ser noticia. Eu preferia ter visto isto na televisão do que a nova roupa da Pipi e da Cocó. Mas isso sou eu. ;)

M.J. disse...

Maria: Os nossos governantes não fariam isso... acho eu =)
Isto ainda não acabou, pelo que ouvi dizer acaba no dia 31, até tem dias contados!
bjs

Di: Podes rir que eu também me ri... oiço com cada história mas ainda não vi nada, só relatos...
O bom de viver aqui é mesmo a misturas de culturas e de crenças, dos melhores locais do mundo sem dúvida nesse aspecto pois tens presente quase todas as religiões e estão situadas em diferentes áreas da ilhas!